quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SESC POMPEIA



PROJETO Lugares de Aprender – FDE
ESPETÁCULO: “Mais de Mil Brinquedos Para a Criança Brasileira”
LOCAL E PERÍODO: SESC POMPEIA – AGOSTO/2013

Em agosto de 2012, o SESC Pompeia completou trinta anos. Em 1982, ano de sua inauguração, foi realizada a exposição “Mil Brinquedos para a Criança Brasileira, com o intuito de difundir o brinquedo brasileiro artesanal e industrial e propondo uma reflexão sobre o papel que ele ocupa na formação infantil. Parte desses brinquedos foram incorporados ao Acervo de Arte Brasileira do SESC e nos incentivaram a recontar e recriar essa história.
Além de expor a trajetória do brinquedo, compondo e recompondo seu papel e lugar na infância das gerações desde a década de 80, o projeto tem como desafio refletir sobre a brincadeira, a forma como o brincar vem sendo banido dos espaços compartilhados como a rua, a praça, o quintal e, especialmente, o compromisso de criar no SESC Pompeia, alternativas e espaços de brincar. A sociedade concebe e oferece os brinquedos às crianças. A exposição busca reverter essa lógica: mostrar como a criança se apropria dos brinquedos.

A exposição contará com um serviço educativo para o atendimento de grupos.  Visitar a exposição junto aos mediadores do SESC é uma oportunidade para experienciar novas brincadeiras, conhecer brinquedos produzidos por crianças, artesãos e fábricas desde a década de 1930. 

SAIBA MAIS!


OBSERVAÇÃO:
Com alunos do 1ºano A e alguns do 1º ano B, num total de 41 alunos, fomos visitar a Exposição, que cheia de encantamento, admiração, curiosidade e maravilhados diante de mais de 6 mil brinquedos, independente da época, revertendo a infancia de agora, adultos, aconteceu no dia 18 de setembro.
Uma exposição com monitores organizados por grupos que inteiraram com os alunos inicando o passeio com brincadeiras de grupo.
A exposição está muito bem organizada e bonita, em contato com todos os sentidos e alguns interativos com o público.Brinquedos vindos de muitas partes do Brasil, construidos ou confeccionados com materiais naturais, folhas ossos, sabugo de milho, madeira, palha e materiais industrializados como plástico, papel, papelão, polietileno, ferro e outros.
Uma das muitas curiosidades é uma boneca mais antiga, que remete aos anos 50 depois de Cristo, vindo diretamente da Grécia. Outra curiosidade, é a primeira Mônica industrializada. Entram nessa exposição também o surgimento de um brinquedo, pinturas industriais e as feitas pela própria brincadeira.
Vale a pena conhecer...
A seguir, algumas fotos do local com o grupo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário