quinta-feira, 21 de março de 2013

Quem foi o professor Castellões?



Profº José Baptista Rios Castellões

A vida do Professor José Baptista Rios Castellões foi exemplo maior de dedicação ao ensino. De fato, Castellões foi um orientador e incentivador de vocações. Mestre de vida, inegavelmente. Porém, não apenas um mestre de alunos. Se  os alunos o estimaram, também o prezaram os colegas de magistério, que tiveram o privilégio de com ele conviver, aprender. Castellões foi também um mestre de mestres. Um professor símbolo.

Este eminente Professor graduou-se em Filosofia, letras Clássicas e Neolatinas, Pedagogia e Didática, pelo Instituto Salesiano de Pedagogia e Filosofia, em Lorena, Estado de São Paulo, em 1928.

Já no ano seguinte, iniciava sua atividade profissional no Ginásio São Joaquim de Lorena. Seu magistério, na regência de cadeiras de sua especialidade, prolongou-se na cidade de São Paulo. Para a capital trouxe o brilho de suas aulas.

As suas aulas-de Latim, Português e Literatura - eram magistrais, na real acepção do termo. A postura impecável, o linguajar simples, a pronúncia correta, a cultura penetrante, a lógica transparente, a firmeza do gesto, a simpatia da pessoa. Castellões era um professor esplêndido, cujo talento cresceu em didática, com o trabalho, ano após ano. Porém, a prática não o fez . Apenas o fez melhor. Porque ele era um professor nato. Castellões praticou o seu magistério nos melhores.


Na Capital, o ginásio Anglo-Latino, o Colégio Paes Leme, o Colégio Pan-Americano, o Colégio Porto Seguro, o Colégio Rio Branco,o Colégio Bandeirantes, o colégio Nossa Senhora de Sion, o Colégio Campos Salles,(cujo Centro Acadêmico leva o nome de “Professor Castellões”)-todos esses colégios tiveram a ventura de abrigar as aulas do Mestre inigualável.


Todavia, foi no seu próprio estabelecimento que ele se culminou o seu magistério. Fundou e dirigiu o Curso Bandeirantes, preparatório para os exames vestibulares de Direito e letras. Nele lecionou e com tal maestria e carisma-que o curso denominado Bandeirantes ficou conhecido como ”Curso Castellões”.

No seu Curso Castellões, empenhou a sua vida. Colocou milhares de alunos nas faculdades. Arrematou, aí, a sua obra de Mestre. Deu aulas até o fim. Deu-se nas aulas até o fim. Quando faleceu, com ele se foi o Curso Castellões. Não haveria o curso sem o Mestre. A obra foi o homem-e continua nos homens, que ontem era o futuro e hoje são presente, que o professor Castellões ajudou a formar.

José Baptista Rios Castellões faleceu em 27 de maio de 1975 na mesma São Paulo em que nascera no dia 1º de novembro de 1908.

 Durante a sua vida acumulou os méritos que o fazem, sobejamente, digna da homenagem que o presente projeto lhe pretende prestar. Nada mais justo.

Por ser de mérito que se evidencia indiscutível para todos nós, este projeto de lei certamente sensibilizará os deputados desta casa – muitos deles ex-alunos do homenageado – que não hesitarão em aplaudi-lo calorosamente e aprová-lo.

 (Texto apresentado pelo Deputado)
SALA DAS SESSÕES, EM 23-3-88 
Projeto de lei nº 137/88, do Deputado Eduardo Bittencourt
DIÁRIO OFICIAL DE 25-03-88 PÁGINA 32



11 comentários:

  1. Meu querido avô materno; pai da minha mãe (Maria Inez Castellões)
    Mauricio René Minolfi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer encontrarmos parentes! Por favor, entre em contato para maiores informações e completarmos esse artigo. Mande email para a escola.Obrigada

      Excluir
  2. Nossa, não sabia que meu tio-avô tinha recebido uma homenagem tão linda! Tive pouco contato com ele, mas seu amor pela educação é tema recorrente na família.

    ResponderExcluir
  3. Tenho as melhores memórias do Professor Castellões e de seu curso que frequentei em 1961

    ResponderExcluir
  4. Tenho as melhores memórias do Professor Castellões e de seu curso que frequentei em 1961

    ResponderExcluir
  5. FUI ALUNO NO "CURSINHO" DO PROFESSOR CASTELÕES. MESTRE MARAVILHOSO! ISSO NO ANO DE 1954 ! MINHAS HOMENAGENS AO ILUSTRÍSSIMO MESTRE! PAULO SALVADOR FRONTINI.

    ResponderExcluir
  6. Fui aluno no Curso Castellões - Vestibulares de Direito no ano 1968.
    Conheci o Professor Castellões em pessoa (ele costumava misturar-se a nós alunos no intervalo da aulas para ouvir-nos e dar conselhos de como devíamos estudar.
    Tive aulas com o Professor Sérgio Resende de Barroso cujas brilhantes aulas foram inspiração para que eu cursasse também Letras.
    Entrei na São Francisco e formei-me em 1969.

    ResponderExcluir
  7. Fui aluno do professor Castelôes em 1960 e tenho-o como modelo de um Professor Perfeito. Fico feliz pela oportunidade de aqui expressar por ele minha admiração e meu agradecimento.

    ResponderExcluir
  8. No comentário anterior, que é meu, faço questão de assinar meu nome, pois desejo seja um testemumho do Professor Perfeito. Antonio F. Costella.

    ResponderExcluir