“A TECNOLOGIA VEM
PARA FACILITAR NOSSO TRABALHO PEDAGÓGICO”
PAUTA
1. MENSAGEM NO
DIEBULD COM DEVANIR
2. CONHECENDO O BLOG DA
ESCOLA COM LÚCIA
1
POSTAGENS DE CADA MÊS
2
ESCOLHENDO UMA POSTAGEM
3
POSTANDO UM COMENTÁRIO
3. DESAFIOS PARA O
BLOG COM LILIANECOLABORAR ATRAVÉS DE INDICAÇÃO, DE ATIVIDADES DE DATAS COMEMORATIVAS, ATIVIDADES FEITAS NA ESCOLA EM TODAS AS ÁREAS, AGENDA DO MÊS, SUGESTÃO.
4. O USO DA SALA DE
INFORMÁTICA COM CAMILA
1
DESMISTIFICAR A SALA DE INFORMÁTICA E A PESQUISA.
2
CONHECENDO UMA AULA TECNOLÓGICA ( HIPERTEXTO-SETEMBRO-ZUNAL)
3
O TRABALHO DO RENATO DO PROJETO ACESSA ESCOLA.
5. O PLANEJAMENTO DE
INFORMÁTICA COM LILIANE
1
CONHECENDO ALGUNS PROGRAMAS PARA PROFESSORES E ALUNOS:
NOVA ESCOLA, EDIÇÃO
ESPECIAL Nº42, GUIA DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
2
ALGUMAS SUGESTÕES VIA EMAIL.
AULAS PRONTAS
Clique no ESPAÇO DA AULA e no retângulo –o assunto e em seguida-
buscar.
|
|
Revista Nova Escola
|
|
Site educacional do IBEP e Companhia da Editora Nacional
|
|
Inclusive na área tecnológica-muito bom
|
|
Microsoft
|
|
Inclusive com CURTAS NA ESCOLA
|
|
Escolher NÍVEL no lado direito-ÓTIMO
|
|
Aulas prontas com TIC
|
|
Diretoria de São Vicente
|
MONTAR A AULA COM USO DA TECNOLOGIA
Em Hipertexto
|
|
Register Free e seguir orientações
|
|
Seguir orientações
|
|
Baixar o programa e escolher dentre as 5 atividadades
|
ATIVIDADES AFINS
ATIVIDADE
|
PROGRAMAS
|
ENDEREÇO DE ORIENTAÇÃO
|
DESENHAR NO COMPUTADOR
|
TUX PAINT
|
|
LIVROS DIGITAIS
|
INTERNET
|
|
ATIVIDADES EDUCATIVAS
|
INTERNET
|
|
JOGOS E PASSATEMPOS
|
||
SITES PARA CRIANÇAS
|
INTERNET
|
|
TURMA DA MONICA
|
INTERNET
|
|
IMPRIMIR ATIVIDADES
|
PAPACAIO
|
|
RÓTULOS E MARCAS
|
INTERNET
|
http://www.nestle.com.br/nescauguarana/ ( a cidade-=inventores)
|
CANAIS DE TV
|
INTERNET
|
|
REVISTAS E JORNAIS
|
INTERNET
|
ATIVIDADES ESPECÍFICAS:
Sei contar:
|
Neste jogo, aparece um objeto que o aluno deverá contar e apertar
sobre o numeral correspondente.
|
|
Calculadora quebrada:
|
O aluno
deverá fazer contas com as teclas disponíveis
|
|
Números complementares:
|
É preciso
juntar duas bolinhas para que a soma seja 10
|
|
Par ou ímpar?
|
Neste jogo
se faz uma pergunta para o aluno marcar sobre os numerais que estão nos cocos
que aparecem. Ex: quais destes números são ímpares?
|
|
Dominó lógico: disponível para baixar.
|
Selecionar
todos os pares do dominó que estão no tabuleiro, sem deixar nenhuma peça de
fora. O problema é que eles foram divididos ao meio. A cada par selecionado,
no painel à esquerda, o conjunto escolhido será marcado.
|
|
Senha
(sequência lógica):
disponível para baixar.
|
Adivinhar
a ordem dos 4 pinos coloridos, dentre as 6 disponíveis, que foi escolhida
aleatoriamente pelo computador.
|
|
Jogo
de adição
|
Existe
neste jogo uma espécie de calculadora, mas que só mostra o resultado. O aluno
então deverá apertar nos numerais para obter o resultado. A dificuldade é que
cada número só pode ser apertado uma vez, forçando o aluno a criar
estratégias para a resolução.
|
|
Jogo de adição e subtração
|
Para
salvar um personagem, outro personagem tem que entrar na porta correspondente
ao resultado da conta indicada ao lado.
|
|
Jogo de números:
|
As fases
modificam os objetivos em relação aos numerais. Exemplo: na fase 1, acertar
apenas números pares e na fase 3, acertar os múltiplos de 2
|
|
ALFABETIZAÇÃO
Alfabeto:
|
Chuva de letras: http://pt.yupis.org/jogos/cool/
Associação imagem X letra
inicial: http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoAlfabeto/
Alfabeto de sabão: tem a opção
de vogais de sabão também.
|
Identificando as vogais:
|
|
Diferenciando vogais de consoantes:
|
ORTOGRAFIA
Forca: usando o CH:
|
|
Forca: usando o X.
|
|
Cruzadinha: utilizando a letra Z.
|
|
Cruzadinha: plurais terminados em ão.
|
Oi. o ATPC de hoje foi muito maravilhoso, pois conheci um pouco da tecnologia que eu não sabia. O site Zunal, gostei do filme do Menino Maluquinho "vou assistir em casa com meu filho maluquinho" Bruninho. Paty, Abraços virtuais.
ResponderExcluirVc perdeu...kkkk
Profª: Vania Barateli
Perdi né ? na próxima estaremos juntas
Excluirhoje o ATPC foi muito produtivo, gostei bastante!!
ResponderExcluirQue bom !!! o objetivo dos Atpcs é este mesmo ensinar e aprender bastante
ExcluirBoa tarde Patricia!
ResponderExcluirComo comentou a Vania, realmente o ATPC foi maravilhoso e diferente(como dizem nossos aluninhos).
A tecnologia abrem nossos horizontes.
Profª Rosa Maria
Espero que este seja o inicio de novas práticas
ExcluirOlá O ATPC de hoje,foi Sobre como usar o Blog.Foi ótimo!!!
ResponderExcluirQue bom que gostou , as meninas tiveram trabalho para planejar
ExcluirHoje 20 de março de 2013.A reunião foi muito boa.Tem muitas coisas maravilhosas.
ResponderExcluirMuito bom saber isso !
ExcluirOlá, o ATPC de hoje como sempre foi interessante, pois conhecemos o Site Zunal, e gostamos do conteúdo que nos foi apresentado.
ResponderExcluirProfªs Normácelia e Edna.
Obrigada do" como sempre", assim não me sinto deixada de lado kkkkk
ExcluirAchamos interessante o ATPC realizado hoje na sala de informática, tivemos orientações e dicas de como preparar aulas para que os alunos interajam com a tecnologia.
ResponderExcluirProfessoras dos 2º anos
Agora é só por em pratica
ExcluirAchamos a aula sobre as plantas muito interessante, pertinente e adequada a proposta da escola Castellões.
ResponderExcluir2º Ano A, B, F e professor Marcelo.
Então vamos praticar
ExcluirNós professoras do 5º ano e 3º ano apreciamos a apresentação do A.T.P.C. de hoje e ficamos felizes em poder compartilhar nossas práticas pedagógicas realizadas com o auxilio da tecnologia. Parabéns a todas.
ResponderExcluirBom o próximo são vcs 5 anos
ExcluirFoi bem esclarecedor. Eu achava que para preparar uma aula on line, fosse mais complicado. Não é tão dificil assim.
ResponderExcluirEunice
Viu !! ainda mais vc que está ficando craque em computador
ExcluirGOSTEI MUITO, VALEU A PENA PARTICIPAR DO ATPC PARA APRENDER SOBRE A TECNOLOGIA.
ResponderExcluirQue bom !!
ExcluirQuero agradecer as professoras que orientaram as colegas sobre as novas ideias para o blog da escola Castellões.
ResponderExcluirCom certeza , cada um contribui para a qualidade da Educação
ExcluirBem, agora é só praticar. Somos uma geração resistente a mudanças, mas quando mudamos, sentimo-nos bem de ter mudado. Assim é com o desconhecido. É preciso tentar, fuçar, colar, copiar, errar,salvar, pesquisar e preparar. A tecnologia ajuda muito mesmo. Foi bom repartir ansiedades, ideias e sonho de uma educação de qualidade ( agora) para nossos filhos.Foi bom o ATPC de hoje.Obrigada pela colaboração, ao grupo de professores dessa escola.
ResponderExcluirEu que tenho que agradecer a vocês professoras por preparar este ATPC (Atividade de trabalho pedagógico coletivo)enquanto eu estava em formação. São esses pequenos detalhes que estão fazendo do Castellões uma Escola de grande vitórias e de grandes vitoriosos .
Excluirbeijos
À disposição. Mas não abuse de nossa nobreza.
ResponderExcluirEu quero e eu acredito nessa grande Escola. Pode contar comigo.
Pode contar comigo também!!!
Excluir