quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Projeto: Jogos e passatempos na sala de aula

Público Alvo:  200 Alunos e 6 Professores ( 1º Anos do Ensino Fundamental 
Inicial)
Período de Realização Proposto: 01/08/2012 a 30/11/2012

Objetivos:
Esse projeto visa o desenvolvimento das habilidades pertinentes ao raciocínio lógico da matemática realizando as atividades com prazer, autonomia ou interdependência. Incentiva o manuseio da posse e de uso pessoal do produto adquirido ( almanaque) através da boa qualidade do material impresso e com muitas atividades desenvolvendo a leitura e interpretação dos textos instrucionais com ou sem ajuda. Atenção e concentração nas atividades propostas bem como a criatividade nas cores e materiais usados e informações das aulas de artes, interagindo e convivendo com outros colegas através do diálogo e ou de materiais usados.

Justificativa:
Através de uma problemática nos baixos índices de avaliações oficiais estaduais e federais, observou-se que a matemática em suas habilidades e competências deixou de obter bons resultados. E num trabalho preventivo sugeriu-se que os jogos e passatempos são ótimas propostas de desenvolver a percepção visual, a curiosidade, o raciocínio, a memória, as estratégias do pensamento e da leitura, resolução de problemas e enigmas, ampliação do vocabulário e da cultura em geral. Além do trabalho do professor em sala o trabalho com duplas produtivas e duplas afins, as atividades compiladas em um grande almanaque e a sala de informática com atividades a disposição através da internet, facilitam esse projeto.

Procedimentos:
 - Uso da sala de informática (semanal ou quinzenal) para acesso dos jogos e passatempos online, em pequenos grupos ou coletivamente;
- Uso dos jogos tradicionais como jogo da velha, forca, dominó, sequências, 7 erros e tantos outros, por prazer e ou por competição, de acordo com cada turma e ou professor;
- Leitura, compreensão e entendimento da regras e ou sugestão, auxiliando na  resolução.
- Confecção dos jogos tradicionais e ou passatempos similares, com o material disponível na escola (podendo ser restos) e ou recicláveis.
- Uso do almanaque na rotina diária da sala, através de uma ou duas atividades ou quando combinado do aluno terminar sua atividade principal.

Tecnologias utilizadas ( ou não)
- Grande Almanaque da Turma da Monica (livro)
- Revista Picolé
- Computador com internet com acesso aos passatempos infantis
- Jogos tradicionais de fácil acesso

Comentários
Projeto implantado e aprovado para esse segundo semestre de 2012. Até agora, foi observado como realmente no objetivo, de prazer. Algumas atividades que pareciam tão simples como o jogo dos 7 ERROS, verificou-se muita dificuldades por parte das crianças. Alguns jogos como trilha, jogo da velha foram confeccionados em sala de aula e cada um ficou com o seu jogo. O trabalho  coletivo e individual ou pequenos grupos por afinidades, despontou atitudes de colaboração, empréstimo de materiais, cooperação e aprendizagem. Um trabalho que desenvolveu muito a concentração.
Referência
O projeto foi elaborado para o programa do PRODESC e aprovado com os custos do mesmo.
















Para jogar mais:

www.atividadeseducativas.com.br 








Um comentário:

  1. Que bárbaro esse projeto !!!
    Os meninos amam tudo isso , parabéns professoras

    ResponderExcluir