PÚBLICO ALVO: 480 Alunos e 14 Professores ( do 1º AO 3º ANO D e E)-período da tarde
PERÍODO de Realização Proposto: 01/08/2012 a 20/11/2012
Número de Horas: 60
JUSTIFICATIVAS:
- Acesso e assiduidade de todos os alunos numa atividade cultural por ser na própria escola;
- Baixo índice do SARES E IDESP;
- Dificuldades de leitura e interpretação;
- Incentivo da leitura dos gêneros, principalmente Contos e Fábulas;
- Conhecimentos de profissionais envolvidos na contação de histórias;
- Apreciação de suas produções orais e escritas.
OBJETIVOS
- Entender que a interpretação depende da leitura e releitura.
- Incentivo da leitura autônoma, prazerosa e seletiva de acordo com o nível de aprendizagem;
- Apreciação pessoal ao ouvir ou ler histórias;
- Elevação da autoestima através das produções orais e ou escritas.
PROCEDIMENTOS
- O professor conta ou lê as histórias disponíveis no acervo da sala ou da escola todos os dias;
- O aluno fará uso da sala de leitura para a escolha da leitura de livros de histórias de vários autores de literatura infantil;
- Leitura e interpretação das histórias e fábulas clássicas: O que eu li?
- Apresentação oral ou escrita, de todos ou de alguns alunos, individual ou coletivo;
- Reescrita ou releitura e ilustração da história que mais gostou;
- Compilação das histórias escolhidas para o mural da escola ou em um livro, conforme a disposição de cada turma e ou professor;
- Uso da sala de informática para a leitura ou audição digital de histórias;
- Comparação da história escrita com a história ouvida ou vista, quando houver, em vídeos.
- Participação do evento para ver o profissional dessa área.
E no dia 25 de outubro, a dupla http://www.grupoparampara.com/ , Denise e Naná contaram para as turmas as histórias abaixo que podem ser encontradas nos livros e poderão ser relidas.
HISTÓRIAS DE PRINCIPES E SAPOS para os primeiros anos
1) O sapo que virou príncipe
Era uma vez um príncipe e uma princesa que se casaram e teriam vivido felizes para sempre - se o autor da história não fosse Jon Scieszka. Aqui, para espanto geral, o narrador diz logo na primeira página que na verdade o príncipe e a princesa "estavam levando uma vidinha miserável" - e nesse momento os leitores começam a desconfiar de que há alguma coisa muito errada...
2) O sapo encantado, de Silvana Salerno
3) Os três namorados da princesa, de Ricardo Azevedo
Avaliação dos professores dos primeiros anos:
É interessante saber que as histórias contadas são super antigas e foram contadas nesse dia. São histórias folclóricas, contadas de uma geração para outra. Ainda bem que alguém registrou para podermos ler e contar para nossos filhos...E o mais importante: nós podemos descobrir essas e outras histórias, lendo ...lendo... Foi muito bom saber que nossos alunos tiveram acesso a esse evento com alta qualidade e performance com tamanha vontade de ver, ouvir e participar das histórias. Obrigada pelas apresentações.
TRIOLOGIA RUTH ROCHA- para os segundos e terceiros anos
1.Marcelo, Marmelo, Martelo
2. Escolinha do mar
3. A decisão do campeonato
Avaliação dos professores dos segundos anos:
As contadoras utilizaram diversos objetos para representar os personagens, envolvendo a participação de todos os alunos. Houve uma interação dos alunos com expressões orais e corporais, utilizando as entonações de voz, suspense e o canto. Foi ótimo.
Assista ao filme e depois poste a sua opinião sobre o evento.
Confiram o que elas postaram no blog delas sobre esse evento: http://www.grupoparampara.com/
E tudo começa pelo livro ou pelo escritor?
ResponderExcluirBelo trabalho!
Foi legal,as estorias com as musicas
ResponderExcluirMilene 3 E
nossa o teatro foi muito legal.
ResponderExcluir