Hipertexto é um texto em que se pode acessar diversas páginas sobre assuntos relacionados com o próprio texto. Ficou confuso? Resolvemos publicar nosso hipertexto sobre todas as atividades realizadas em nosso curso do e-Proinfo.
Portfólio
desenvolvido a partir do curso ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs oferecido pelo E-Proinfo
na Diretoria Sul 1, São Paulo, SP, com a mediação da Profª. Claudete Menegatto Yim.
Desde o início do curso
que superando expectativas e receios no tratamento das informações tecnológicas
para a educação e pessoal, as reflexões concentraram-se em mudanças possíveis
através de um outro perfil de professor e aluno apresentado por Valente
e Pozo
duas referências de leitura para essa outra possibilidade: Usar a tecnologia a
favor da educação já que ela propôs mudanças na própria sociedade. E entre
facilitação e agilização das informações, a tecnologia favorece também a
rapidez e a globalização. E no curso, refletiu-se sobre a busca de informação e
a pesquisa.
Não se pode mais ficar aquém
de um recurso tão rico e importante na escola, onde se lida com diferentes
formas de aprendizagem. Foi por isso, pela reflexão pessoal de como “ sou como
professor e aprendiz” que as quatro
participantes do curso da mesma escola conhecida por Castellões comprometidas e desafiadas para que a
mudança seja concretizada com o Ensino
Fundamental Inicial e de modo efetivo do uso da
tecnologia acessível na escola para todos os envolvidos, constatou-se uma
triste realidade: a pouca exploração desses recurso nessa escola. Avaliando a
pesquisa sobre o uso de tecnologias na escola, percebe-se que o professor até
tem boa vontade e acredita nos benefícios principalmente no uso da informática
para suas aulas e isso quando põe a disposição seu próprio equipamento. Mas
esbarram em outros fatores físicos e técnicos que a mediadora tão bem enfatizou
“não queremos saber (aprofundar nos problemas) dos problemas, queremos
respostas”.
O grupo então conhecendo
a realidade local e tendo um mapa
conceitual do módulo
e a prática pedagógica em atividades individuais, adotou em apresentar
através do Blog , a comunicação na divulgação virtual de
trabalhos que estão dando certo e muitas vezes na própria escola não é
conhecida. Com objetivo de integrar virtualmente os professores e alunos, para
desenvolver a leitura e escrita, pensou-se em um Jornal Virtual Castellões .
A discussão para que o
objetivo fosse concretizado e mantido foi pensado com carinho através do vídeo
e do poema de Lygia Bojunga . Então, tudo o que for realizado e
sugerido passará pelo crivo do
desenvolvimento da leitura e escrita dos nossos alunos do 1º. ao 5º. Ano que
passa a ser a resposta de alguns problemas identificados como mal escolar: a leitura sem
interpretação.
Foi assim, descobrindo e
aprendendo a usar alguns recursos para uma melhor prática que elaboraram-se as
webquest sugeridas pela mediadora que instruiu para as diferenças e facilidades conhecidas como zunal , webquestbrasil e sites.google.com
.
Os trabalhos de Plantas
, História
infantil , Tartarugas marinhas e Música Infantil foram atividades possíveis de aprendizagem e
aplicação que permitiu ao professor preparar e deixar salvo na internet. Foram
trabalhos da própria prática e currículo que permitiram orientações na aula presencial
do curso.
Outros recursos também
conhecidos e praticados e que podem ser usados na prática pedagógica foram: fóruns,
diário de bordo, bate papo,
hipertexto
, navegação na internet, portfólio e elaboração e apresentação de atividades
através de projeto.
O projeto em questão foi
com o intuito de preparar as aulas ministradas do conteúdo dos 3º ano, usando
evidentemente, a tecnologia do som, da escrita e das atividades sem papel pelo
recurso do Hot Potatoes
. Isso é possível? Isso foi possível! Foi objetivado a Música Popular
Brasileira e uma delas, a do Sítio do Pica-pau
Amarelo
de Gilberto Gil que transformou-se numa aula prazerosa. Outras sugestões
também podem ser encontradas no Portal
do Professor.
Descobriu-se então que os
recursos tecnológicos contribuem para a facilitação do trabalho pedagógico e
que as respostas para os nossos problemas são mais fáceis do que se pode
imaginar. É um trabalho de rede...de soluções em rede...um trabalho de grupo...
de soluções em grupo... e de acreditar.
Camila
Ikeuti
Devanir
Gonçalves
Kátia
Prates
Liliane Skoula
nós adoramos esse blog!
ResponderExcluir