sábado, 22 de setembro de 2012

Hipertexto

Você sabe o que é um hipertexto?


           Hipertexto é um texto em que se pode acessar diversas páginas sobre assuntos relacionados com o próprio texto. Ficou confuso? Resolvemos publicar nosso hipertexto sobre todas as atividades realizadas em nosso curso do e-Proinfo.
     

Ensinando e aprendendo com as TICs

 

                         Portfólio  desenvolvido a partir do curso ENSINANDO E APRENDENDO COM AS  TICs   oferecido pelo E-Proinfo  na Diretoria Sul 1, São Paulo, SP, com a mediação da  Profª. Claudete Menegatto Yim.

                        Desde o início do curso que superando expectativas e receios no tratamento das informações tecnológicas para a educação e pessoal, as reflexões concentraram-se em mudanças possíveis através de um outro perfil de professor e aluno apresentado por  Valente  e  Pozo duas referências de leitura para essa outra possibilidade: Usar a tecnologia a favor da educação já que ela propôs mudanças na própria sociedade. E entre facilitação e agilização das informações, a tecnologia favorece também a rapidez e a globalização. E no curso, refletiu-se sobre a busca de informação e a pesquisa.

                       Não se pode mais ficar aquém de um recurso tão rico e importante na escola, onde se lida com diferentes formas de aprendizagem. Foi por isso, pela reflexão pessoal de como “ sou como professor e aprendiz” que  as quatro participantes do curso da mesma escola conhecida por Castellões comprometidas e desafiadas para que a mudança seja concretizada com o  Ensino Fundamental  Inicial e de modo efetivo do uso da tecnologia acessível na escola para todos os envolvidos, constatou-se uma triste realidade: a pouca exploração desses recurso nessa escola. Avaliando a pesquisa sobre o uso de tecnologias na escola, percebe-se que o professor até tem boa vontade e acredita nos benefícios principalmente no uso da informática para suas aulas e isso quando põe a disposição seu próprio equipamento. Mas esbarram em outros fatores físicos e técnicos que a mediadora tão bem enfatizou “não queremos saber (aprofundar nos problemas) dos problemas, queremos respostas”.

                       O grupo então conhecendo a realidade local e tendo um  mapa conceitual  do módulo  e a prática pedagógica em atividades individuais, adotou em apresentar através do Blog  , a comunicação na divulgação virtual de trabalhos que estão dando certo e muitas vezes na própria escola não é conhecida. Com objetivo de integrar virtualmente os professores e alunos, para desenvolver a leitura e escrita, pensou-se em um  Jornal Virtual Castellões .

                       A discussão para que o objetivo fosse concretizado e mantido foi pensado com carinho através do vídeo e do poema de Lygia Bojunga . Então, tudo o que for realizado e sugerido passará  pelo crivo do desenvolvimento da leitura e escrita dos nossos alunos do 1º. ao 5º. Ano que passa a ser a resposta de alguns problemas identificados  como mal escolar: a leitura sem interpretação.

                       Foi assim, descobrindo e aprendendo a usar alguns recursos para uma melhor prática que elaboraram-se as webquest sugeridas pela mediadora que instruiu para as diferenças  e facilidades conhecidas como zunal , webquestbrasil e  sites.google.com .

                     Os trabalhos de Plantas , História infantil , Tartarugas marinhas  e Música Infantil  foram atividades possíveis de aprendizagem e aplicação que permitiu ao professor preparar e deixar salvo na internet. Foram trabalhos da própria prática e currículo que permitiram orientações na aula presencial do curso.

                     Outros recursos também conhecidos e praticados e que podem ser usados na prática pedagógica foram: fóruns, diário de bordo, bate papo, hipertexto , navegação na internet, portfólio e elaboração e apresentação de atividades através de projeto.

                     O projeto em questão foi com o intuito de preparar as aulas ministradas do conteúdo dos 3º ano, usando evidentemente, a tecnologia do som, da escrita e das atividades sem papel pelo recurso do Hot Potatoes . Isso é possível? Isso foi possível! Foi objetivado a Música Popular Brasileira e uma delas, a do Sítio do Pica-pau Amarelo  de Gilberto Gil que transformou-se numa aula prazerosa. Outras sugestões também podem ser encontradas no Portal do Professor.

                      Descobriu-se então que os recursos tecnológicos contribuem para a facilitação do trabalho pedagógico e que as respostas para os nossos problemas são mais fáceis do que se pode imaginar. É um trabalho de rede...de soluções em rede...um trabalho de grupo... de soluções em grupo... e de acreditar.

Camila Ikeuti

Devanir Gonçalves

Kátia Prates
                                                                                                                                           
                                                                                                                                            Liliane Skoula

Um comentário:

  1. Camila, Carlos Eduardo, Camilly e Nicollas 3 ano E8 de novembro de 2012 às 17:05

    nós adoramos esse blog!

    ResponderExcluir