terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto: Momento Cultural- BAHIA


 OS QUINTOS ANOS DE 2013 ESTÃO TRABALHANDO NESTE PROJETO, O ESTADO DA BAHIA. SEGUE ABAIXO ALGUMAS ATIVIDADES ESCOLHIDAS E REALIZADAS PELOS MESMOS.


MÚSICA ESCOLHIDA:clique em ouvir e acompanhe DANIELA MERCURY

 A CULTURA BAIANA - 5º. ANO A - PROFESSORA LUCILENE




 AS COMIDAS TÍPICAS DA BAHIA - 5º. ANO B - PROFESSORA ROSANA MAYER



 OS PONTOS TURÍSTICOS DA BAHIA - 5º. ANO C - PROFESSORA CIDA MENDES

CLIQUE E DE UM PLAY



ARQUITETURA DA BAHIA - 5º. ANO D - PROFESSORA NÚBIA

CLIQUE E DE UM PLAY






JUSTIFICATIVA: O Hino Nacional Brasileiro é executado semanalmente em nossa escola, mas há alguns anos vem se percebendo um descaso e desrespeito por parte das crianças, com esse momento cívico e por que não dizer educativo: não havia sentido para elas cantarem um hino pra o Brasil. na verdade, dizer que o Brasil é o país onde nascemos e vivemos, não tinha uma representação concreta para nossas crianças que em sua maioria estão segundo Piaget, no Período Intuitivo e Operatório. Portanto, as crianças tem necessidade de entender concretamente o que representa a palavra BRASIL.Devido a isso,o projeto cultural envolve regiões dentro do pais a serem trabalhadas através das músicas, imagens e textos.

OBJETIVO: Entender a grandiosidade do Brasil  e a importância dos brasileiros pelos próprios brasileiros nas suas diferentes regiões e pelas sua contribuição cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Trabalhar as regiões escolhidas anteriormente por turmas, suas características físicas e sociais. Refletir através da música, questões sociais e históricas. Conhecer outras culturas e lugares através de mídias disponíveis. Leitura colaborativa sobre textos informativos de um determinado local. Pesquisas orientadas.

PROCEDIMENTO: Cada ano/série trabalhará um estado escolhido com apresentação semanal. Nessas apresentações, além da leitura de um determinado assunto a sala realizará a exposição de imagens. As demais turmas realizarão a apresentação com a música escolhida para aquele estado.

Estados trabalhados em 2012: SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, PERNAMBUCO, AMAZONAS.

Um comentário:

  1. Cada vez que olho este blog minha energia é restaurada , Professores e alunos efetivamente vivendo um processo de transformação

    ResponderExcluir