terça-feira, 19 de março de 2013

ATPC - 20/03/2013



“A TECNOLOGIA VEM PARA FACILITAR NOSSO TRABALHO PEDAGÓGICO”

PAUTA
1.  MENSAGEM NO DIEBULD COM DEVANIR
2. CONHECENDO O BLOG DA ESCOLA COM LÚCIA
1                   POSTAGENS DE CADA MÊS
2                  ESCOLHENDO UMA POSTAGEM
3                  POSTANDO UM COMENTÁRIO
3. DESAFIOS PARA O BLOG COM LILIANE
       COLABORAR ATRAVÉS DE INDICAÇÃO, DE ATIVIDADES DE DATAS COMEMORATIVAS,   ATIVIDADES  FEITAS NA ESCOLA EM TODAS AS ÁREAS, AGENDA DO MÊS, SUGESTÃO.
4. O USO DA SALA DE INFORMÁTICA COM CAMILA
            DESMISTIFICAR A SALA DE INFORMÁTICA E A PESQUISA.
2             CONHECENDO UMA AULA TECNOLÓGICA ( HIPERTEXTO-SETEMBRO-ZUNAL)
3             O TRABALHO DO RENATO DO PROJETO ACESSA ESCOLA.
5. O PLANEJAMENTO DE INFORMÁTICA COM LILIANE
1           CONHECENDO ALGUNS PROGRAMAS PARA PROFESSORES E ALUNOS:
     NOVA ESCOLA, EDIÇÃO ESPECIAL Nº42, GUIA DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
2            ALGUMAS SUGESTÕES VIA EMAIL.


AULAS PRONTAS
Clique no ESPAÇO DA AULA e no retângulo –o assunto e em seguida- buscar.
Revista Nova Escola
Site educacional do IBEP e Companhia da Editora Nacional
Inclusive na área tecnológica-muito bom
Microsoft
Inclusive com CURTAS NA ESCOLA
Escolher NÍVEL no lado direito-ÓTIMO
 Aulas prontas com TIC
Diretoria de São Vicente

MONTAR A AULA COM USO DA TECNOLOGIA
Em Hipertexto
Register Free e seguir orientações
Seguir orientações
Baixar o programa e escolher dentre as 5 atividadades



ATIVIDADES AFINS
ATIVIDADE
PROGRAMAS
ENDEREÇO DE ORIENTAÇÃO
DESENHAR NO COMPUTADOR
TUX PAINT
LIVROS DIGITAIS
INTERNET
ATIVIDADES EDUCATIVAS
INTERNET
JOGOS E PASSATEMPOS

SITES PARA CRIANÇAS
INTERNET
TURMA DA MONICA
INTERNET
IMPRIMIR ATIVIDADES
PAPACAIO
RÓTULOS E MARCAS
INTERNET
CANAIS DE TV
INTERNET
REVISTAS E JORNAIS
INTERNET

ATIVIDADES ESPECÍFICAS:
Sei contar:
Neste jogo, aparece um objeto que o aluno deverá contar e apertar sobre o numeral correspondente.
Calculadora quebrada:
O aluno deverá fazer contas com as teclas disponíveis
Números complementares:
É preciso juntar duas bolinhas para que a soma seja 10
Par ou ímpar?

Neste jogo se faz uma pergunta para o aluno marcar sobre os numerais que estão nos cocos que aparecem. Ex: quais destes números são ímpares?

Dominó lógico: disponível para baixar.
Selecionar todos os pares do dominó que estão no tabuleiro, sem deixar nenhuma peça de fora. O problema é que eles foram divididos ao meio. A cada par selecionado, no painel à esquerda, o conjunto escolhido será marcado.

Senha (sequência lógica): disponível para baixar.
Adivinhar a ordem dos 4 pinos coloridos, dentre as 6 disponíveis, que foi escolhida aleatoriamente pelo computador.
Jogo de adição
Existe neste jogo uma espécie de calculadora, mas que só mostra o resultado. O aluno então deverá apertar nos numerais para obter o resultado. A dificuldade é que cada número só pode ser apertado uma vez, forçando o aluno a criar estratégias para a resolução.

Jogo de adição e subtração
Para salvar um personagem, outro personagem tem que entrar na porta correspondente ao resultado da conta indicada ao lado.
Jogo de números:

As fases modificam os objetivos em relação aos numerais. Exemplo: na fase 1, acertar apenas números pares e na fase 3, acertar os múltiplos de 2


ALFABETIZAÇÃO
Alfabeto:
Associação imagem X letra inicial: http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoAlfabeto/
Alfabeto de sabão: tem a opção de vogais de sabão também.
Identificando as vogais:
Diferenciando vogais de consoantes:

ORTOGRAFIA
Forca: usando o CH:
Forca: usando o X.
Cruzadinha: utilizando a letra Z.
Cruzadinha: plurais terminados em ão.
 


28 comentários:

  1. Oi. o ATPC de hoje foi muito maravilhoso, pois conheci um pouco da tecnologia que eu não sabia. O site Zunal, gostei do filme do Menino Maluquinho "vou assistir em casa com meu filho maluquinho" Bruninho. Paty, Abraços virtuais.
    Vc perdeu...kkkk
    Profª: Vania Barateli

    ResponderExcluir
  2. hoje o ATPC foi muito produtivo, gostei bastante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom !!! o objetivo dos Atpcs é este mesmo ensinar e aprender bastante

      Excluir
  3. Boa tarde Patricia!
    Como comentou a Vania, realmente o ATPC foi maravilhoso e diferente(como dizem nossos aluninhos).
    A tecnologia abrem nossos horizontes.
    Profª Rosa Maria

    ResponderExcluir
  4. Olá O ATPC de hoje,foi Sobre como usar o Blog.Foi ótimo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou , as meninas tiveram trabalho para planejar

      Excluir
  5. Hoje 20 de março de 2013.A reunião foi muito boa.Tem muitas coisas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  6. Olá, o ATPC de hoje como sempre foi interessante, pois conhecemos o Site Zunal, e gostamos do conteúdo que nos foi apresentado.
    Profªs Normácelia e Edna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada do" como sempre", assim não me sinto deixada de lado kkkkk

      Excluir
  7. Alessandra, Analice, Esther, Gisele, Heloisia e Solange20 de março de 2013 às 13:01

    Achamos interessante o ATPC realizado hoje na sala de informática, tivemos orientações e dicas de como preparar aulas para que os alunos interajam com a tecnologia.

    Professoras dos 2º anos

    ResponderExcluir
  8. Solange, Analice, Alessandra e Marcelo20 de março de 2013 às 13:02

    Achamos a aula sobre as plantas muito interessante, pertinente e adequada a proposta da escola Castellões.

    2º Ano A, B, F e professor Marcelo.

    ResponderExcluir
  9. Nós professoras do 5º ano e 3º ano apreciamos a apresentação do A.T.P.C. de hoje e ficamos felizes em poder compartilhar nossas práticas pedagógicas realizadas com o auxilio da tecnologia. Parabéns a todas.

    ResponderExcluir
  10. Foi bem esclarecedor. Eu achava que para preparar uma aula on line, fosse mais complicado. Não é tão dificil assim.
    Eunice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu !! ainda mais vc que está ficando craque em computador

      Excluir
  11. GOSTEI MUITO, VALEU A PENA PARTICIPAR DO ATPC PARA APRENDER SOBRE A TECNOLOGIA.

    ResponderExcluir
  12. Quero agradecer as professoras que orientaram as colegas sobre as novas ideias para o blog da escola Castellões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza , cada um contribui para a qualidade da Educação

      Excluir
  13. Bem, agora é só praticar. Somos uma geração resistente a mudanças, mas quando mudamos, sentimo-nos bem de ter mudado. Assim é com o desconhecido. É preciso tentar, fuçar, colar, copiar, errar,salvar, pesquisar e preparar. A tecnologia ajuda muito mesmo. Foi bom repartir ansiedades, ideias e sonho de uma educação de qualidade ( agora) para nossos filhos.Foi bom o ATPC de hoje.Obrigada pela colaboração, ao grupo de professores dessa escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tenho que agradecer a vocês professoras por preparar este ATPC (Atividade de trabalho pedagógico coletivo)enquanto eu estava em formação. São esses pequenos detalhes que estão fazendo do Castellões uma Escola de grande vitórias e de grandes vitoriosos .
      beijos

      Excluir
  14. À disposição. Mas não abuse de nossa nobreza.

    Eu quero e eu acredito nessa grande Escola. Pode contar comigo.

    ResponderExcluir