quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Projeto: Jogos e passatempos na sala de aula

Público Alvo:  200 Alunos e 6 Professores ( 1º Anos do Ensino Fundamental 
Inicial)
Período de Realização Proposto: 01/08/2012 a 30/11/2012

Objetivos:
Esse projeto visa o desenvolvimento das habilidades pertinentes ao raciocínio lógico da matemática realizando as atividades com prazer, autonomia ou interdependência. Incentiva o manuseio da posse e de uso pessoal do produto adquirido ( almanaque) através da boa qualidade do material impresso e com muitas atividades desenvolvendo a leitura e interpretação dos textos instrucionais com ou sem ajuda. Atenção e concentração nas atividades propostas bem como a criatividade nas cores e materiais usados e informações das aulas de artes, interagindo e convivendo com outros colegas através do diálogo e ou de materiais usados.

Justificativa:
Através de uma problemática nos baixos índices de avaliações oficiais estaduais e federais, observou-se que a matemática em suas habilidades e competências deixou de obter bons resultados. E num trabalho preventivo sugeriu-se que os jogos e passatempos são ótimas propostas de desenvolver a percepção visual, a curiosidade, o raciocínio, a memória, as estratégias do pensamento e da leitura, resolução de problemas e enigmas, ampliação do vocabulário e da cultura em geral. Além do trabalho do professor em sala o trabalho com duplas produtivas e duplas afins, as atividades compiladas em um grande almanaque e a sala de informática com atividades a disposição através da internet, facilitam esse projeto.

Procedimentos:
 - Uso da sala de informática (semanal ou quinzenal) para acesso dos jogos e passatempos online, em pequenos grupos ou coletivamente;
- Uso dos jogos tradicionais como jogo da velha, forca, dominó, sequências, 7 erros e tantos outros, por prazer e ou por competição, de acordo com cada turma e ou professor;
- Leitura, compreensão e entendimento da regras e ou sugestão, auxiliando na  resolução.
- Confecção dos jogos tradicionais e ou passatempos similares, com o material disponível na escola (podendo ser restos) e ou recicláveis.
- Uso do almanaque na rotina diária da sala, através de uma ou duas atividades ou quando combinado do aluno terminar sua atividade principal.

Tecnologias utilizadas ( ou não)
- Grande Almanaque da Turma da Monica (livro)
- Revista Picolé
- Computador com internet com acesso aos passatempos infantis
- Jogos tradicionais de fácil acesso

Comentários
Projeto implantado e aprovado para esse segundo semestre de 2012. Até agora, foi observado como realmente no objetivo, de prazer. Algumas atividades que pareciam tão simples como o jogo dos 7 ERROS, verificou-se muita dificuldades por parte das crianças. Alguns jogos como trilha, jogo da velha foram confeccionados em sala de aula e cada um ficou com o seu jogo. O trabalho  coletivo e individual ou pequenos grupos por afinidades, despontou atitudes de colaboração, empréstimo de materiais, cooperação e aprendizagem. Um trabalho que desenvolveu muito a concentração.
Referência
O projeto foi elaborado para o programa do PRODESC e aprovado com os custos do mesmo.
















Para jogar mais:

www.atividadeseducativas.com.br 








terça-feira, 13 de novembro de 2012

Projeto: Brincadeiras


“ A CRIANÇA QUE NÃO BRINCA, NÃO É FELIZ; AO ADULTO QUE QUANDO CRIANÇA NÃO BRINCOU, FALTOU-LHE UM PEDAÇO NO CORAÇÃO”. Ivan Cruz

Os 1ºs. e os 5ºs. anos estudaram um tema muito gostoso que foi brincadeiras. E alguns artistas também pintaram em suas telas, este tema. Um deles foi  IVAN CRUZ  (clique no nome). E observe quantas brincadeiras ele retratou na tela acima.
Os primeiros e os quintos anos fizeram a releitura de sua obra. Confira.





 


E nas brincadeiras coletivas também existem regras. Precisamos  primeiro saber como se brinca e depois respeitar quem  brinca conosco. Se não, a brincadeira não tem graça, não é mesmo?
Para saber mais:

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Pela primeira vez a escola participou da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica  que foi realizado em maio. Os resultados foram divulgados neste mês.
Do Castellões, 20 alunos receberam o certificado e a medalha de melhor participação:
João Victor da Silva Rosário
Jhonnatan Santos Silva
Bianca Lima da Silva
Lis Skoula Bonachela
Gustavo Nunes dos Santos
Itauana Dias Floriano
Ana Carolina Almeida Rodrigues Silva
Gabriel Felipe Martins de Souza
Gisele Aparecida da Silva
Aline de Lima Costa
Ananda Maria Santos Tavares
Bruna Gomes Garcia
Ryan Araujo da Silva
Victoria Faria de Moura
Ana Luiza de Souza Pinheiro

Kayky Soares Cha Cha
Erik Luiz Pereira Bispo

Guilherme Teixeira Santana

Milena Farias dos Santos Silva

Vitor Hugo Oliveira
O objetivo dessa olimpíada é incentivar o estudo da astronomia de alunos e professores e atualizar seus conteúdos.
Parabéns a todos que participaram!
E para ano que vem, vamos ficar de olho no céu, estudando. Conheça alguns endereços importantes para saber mais: