terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto: A História Infantil na Escola

PÚBLICO ALVO: 480 Alunos e 14 Professores ( do 1º AO 3º ANO D e  E)-período da tarde
PERÍODO de Realização Proposto: 01/08/2012 a  20/11/2012 
Número de Horas: 60
               
JUSTIFICATIVAS:
- Acesso e assiduidade de todos os alunos numa atividade cultural por ser na própria escola;
- Baixo índice do SARES E IDESP;
- Dificuldades de leitura e interpretação;
- Incentivo da leitura dos gêneros, principalmente Contos e Fábulas;
- Conhecimentos de profissionais envolvidos na contação de histórias;
- Apreciação de suas produções orais e escritas.

OBJETIVOS
- Entender que a interpretação depende da leitura e releitura.
- Incentivo da leitura autônoma, prazerosa e seletiva de acordo com o nível de aprendizagem;
- Apreciação pessoal ao ouvir ou ler histórias;
- Elevação da autoestima através das produções orais e ou escritas.

PROCEDIMENTOS
- O professor conta ou lê as histórias disponíveis no acervo da sala ou da escola todos os dias;
- O aluno fará uso da sala de leitura para a escolha da leitura de livros de histórias de vários autores de literatura infantil;
- Leitura e interpretação das histórias e fábulas clássicas: O que eu li?
- Apresentação oral ou escrita, de todos ou de alguns alunos, individual ou coletivo;
- Reescrita ou releitura e ilustração da história que mais gostou;
- Compilação das histórias escolhidas para o mural da escola ou em um livro, conforme a disposição de cada turma e ou professor;
- Uso da sala de informática para a leitura ou audição digital de histórias;
- Comparação da história escrita com a história ouvida ou vista, quando houver, em vídeos.
- Participação do evento para ver o profissional dessa área.

E no dia 25 de outubro,   a dupla http://www.grupoparampara.com/ , Denise e Naná contaram para as turmas as histórias abaixo que podem ser encontradas nos livros e poderão ser relidas.
HISTÓRIAS DE PRINCIPES E SAPOS para os primeiros anos
1)      O sapo que virou príncipe
Era uma vez um príncipe e uma princesa que se casaram e teriam vivido felizes para sempre - se o autor da história não fosse Jon Scieszka. Aqui, para espanto geral, o narrador diz logo na primeira página que na verdade o príncipe e a princesa "estavam levando uma vidinha miserável" - e nesse momento os leitores começam a desconfiar de que há alguma coisa muito errada...
       
2)       O sapo encantado, de Silvana Salerno

Este livro reúne lendas e contos populares tradicionais de nosso país. Antropólogos, etnógrafos, pesquisadores e folcloristas - como Herbert Baldus, Egon Schaden, Cláudio e Orlando Villas-Boas, Darci Ribeiro, João Ribeiro, Basílio de Magalhães, Afonso Arinos, Artur Ramos, Sílvio Romero e Mário de Andrade - serviram de inspiração para essas histórias que recobrem as cinco regiões do Brasil, montando um painel de nossa cultura popular. Cada narrativa é permeada de quadros explicativos ilustrados com fotos e desenhos que, na lateral das páginas, informam sobre a geografia, a botânica, a zoologia, a história, a economia e a cultura do país. O número 52 foi escolhido para que o leitor tenha uma história nova para ler a cada semana, durante um ano inteiro, viajando do Amapá ao Rio Grande do Sul, percorrendo vilarejos e metrópoles, interior e capitais, praias, mata e sertão.
3)      Os três namorados da princesa, de Ricardo Azevedo
Avaliação dos professores dos primeiros anos:

É interessante saber que as histórias contadas são super antigas e foram contadas nesse dia. São histórias folclóricas, contadas de uma geração para outra. Ainda bem que alguém registrou para podermos ler e contar para nossos filhos...E o mais importante: nós podemos descobrir essas e outras histórias, lendo ...lendo... Foi muito bom saber que nossos alunos tiveram acesso a esse evento com alta qualidade e performance com tamanha vontade de ver, ouvir e participar das histórias. Obrigada pelas apresentações.
TRIOLOGIA RUTH ROCHA- para os segundos e terceiros anos

1.Marcelo, Marmelo, Martelo
2. Escolinha do mar
3. A decisão do campeonato

Avaliação dos professores dos segundos anos:

As contadoras utilizaram diversos objetos para representar os personagens, envolvendo a participação de todos os alunos. Houve uma interação dos alunos com expressões orais e corporais, utilizando as entonações de voz, suspense e o canto. Foi ótimo.

Assista ao filme e depois poste a sua opinião sobre o evento.




Confiram o que elas postaram no blog delas sobre esse evento: http://www.grupoparampara.com/

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nomes e Rimas

Este trabalho resultou do trabalho com os nomes dos colegas: tudo tem nome, mas gente tem nome e sobrenome... E na ocasião, aprendendo mais sobre a casa, nossa moradia, a professora apresentou a poesia que fala das casas dos animais- em RIMAS. Aprendeu-se que RIMA, são palavras que possuem os sons parecidos no final delas, nos versos. Não foi fácil, mas foi um trabalho conjunto: pesquisa de rimas pela professora, sugestão de alguns pais e ideias dos alunos. Quem escolheu e aprovou os versos, foram seus autores e ilustradores, ou seja, os alunos do primeiro ano B. Apreciem!



A CASA E O SEU DONO

AUTOR: ELIAS JOSÉ

ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO

ESSA CASA É TÃO BONITA
QUEM MORA NELA É A CABRITA

ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO

ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA

ESSA CASA É  DE LATA
QUEM MORA NELA É A PATA

ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE

E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.